“O comportamento que você vê é um reflexo do que existe no coração do seu filho” Tedd Tripp
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O salmista (127.3) afirma que os filhos são herança do Senhor. A ideia de herança é algo é qualquer coisa herdada das gerações anterior (APA, 2010),
e, neste caso, os filhos, portanto, não são nossos, mas do Senhor, que nos confia o seu cuidado, educação e condução (pastoreio). Portanto, somos, como pais, parceiros de Deus na educação daqueles que Ele nos concede para cuidar.
Observe que os versos anteriores aponta para a futilidade dos esforços humanos sem a ajuda de Deus. Construir uma casa e guardar a cidade não terá nenhum valor se Deus não for na dependência divina. Quando Deus é excluído nossos planos e tornam sem sentido.
Neste contexto, os filhos são apresentados como presente de Deus aos pais e sua educação deve ser feita na dependência d´Ele. Este reconhecimento e a base para a constituição de uma família bem-sucedida, resultando em alegria e proteção.
O tema proposto faz, primeiro, uma afirmação: Filhos cuidados com a Palavra, para depois, apresentar uma pergunta: como pastorear o coração dos
filhos?
Os pais precisam alcançar o coração dos filhos. Para tanto, lhes apresento algumas considerações:
1. Se deseja pastorear seu filho, precisa ser pastoreado pelo Senhor.
Deus precisa edificar a sua vida e casa, sendo Senhor em seu coração, pois, se Ele não edificar, todo esforço, por mais competente, é vão, torna-se sem sentido, perdeu o propósito. Ter o caráter formado nos ensinamentos das Escrituras, fará com que, impactemos, positivamente, a vida de nossos filhos.
Como Josué, decida em ser exemplo para sua família, assumindo o protagonismo, investindo em sua intimidade com Deus (Josué 24.14-15).
2. Se deseja pastorear seu filho, dedique tempo para lhes ensinar a Palavra divina.
Além de ter tempo com Deus, é preciso dedicar tempo de qualidade com o propósito de ensinar a Palavra de Deus. Neste sentido, a recomendação de
Deuteronômios 6, fazendo do ensino bíblico algo tão natural, que se dê em todos os momentos familiares. Transforme cada oportunidade em um momento ensinável. Não renuncie a sua responsabilidade de criar seus filhos na disciplina e instrução do Senhor, tendo cuidado para não lhe provocar a ira (Efésios 6.4).
3. Se deseja pastorear seu filho, será preciso investir em três áreas distintas.
Lucas nos fala que Jesus crescia nestas três áreas: em sabedoria, estatura e em graça, diante de Deus e dos homens (Lucas 2.40 e 52). O contexto da passagem é bem sugestivo para o tema. Jesus estava com 12 anos, idade para ser aceito como “filho da lei”, o que o tornaria um membro efetivo da comunidade religiosas.
Jesus, porém, fica em Jerusalém e foi encontrado no templo discutindo com os doutores da lei, causando admiração em todos. Seus pais não compreenderam seus motivos e nem suas palavras, e Maria, guardava tudo em seu coração.
Como pais, haverá momentos que devemos manter no coração nossas dúvidas e questionamentos, na certeza de que Deus o sonda, e a seu tempo, nos dará o discernimento.
Na sequência normal do desenvolvimento, Jesus crescia em Sabedoria, apontando para seu conhecimento diverso nas questões humanas e espirituais. Desenvolveu-se fisicamente, recebendo o cuidado necessário, e em graça, que aqui tem o sentido de encanto, boa vontade e bondade amorosa, diante de Deus e dos homens.
Qual investimento você tem feito para que seu filho cresça mental, física, emocional, social e espiritual? O mais importante deles, é, certamente, o espiritual, de forma que ele encontra graça diante de Deus, e consequentemente, diante dos homens.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tedd Tripp é autor do livro: Pastoreando o Coração da Criança, Editora Fiel, onde apresenta um guia prático e espiritual para pais e educadores que desejam educar tendo como base as Escrituras Sagradas, de maneira que eles desenvolvam um relacionamento saudável com Deus. Ele fala da importância de cuidar do coração das crianças, não apenas se concentrando em seu comportamento externo, mas focando nas motivações do seu coração.
Para Tripp, os pais exercem papel fundamental na formação do caráter dos filhos, ao apontar que a educação não deve se limitar as regras e consequências, mas em ajudar as crianças a entenderem quem são em relação a Deus.
O livro fornece alguns exemplos e orientações práticas que ajuda a compreender como pastorear o coração da criança, enfatizando na graça e na verdade.
Proponho que você possa ler serra obra, na certeza de que será amplamente abençoado, aprendendo como alcançar o coração de seu filho.
REFERÊNCIAS
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Bíblia Sagrada Almeida Século 21. São Paulo: Vida Nova, 2010.
Dicionário de Psicologia da APA. GARY R. VandemBos (Org.) Porto Alegre: Artmed, 2010. TRIPP, Tedd. Pastoreando o coração da Criança. Editora Fiel: São José dos Campos – SP, 2017
Wagno Alves Bragança
Casado com Senhorinha Gervásio Lourenço Bragança, pai de Bruno, Breno e Wagno Junior. Pastor e psicólogo clínico, com mestrado em Educação Cultura e Organizações Sociais. Atuou como professor, administrador escolar e capelão no Colégio Batista Mineiro/BH. Atuou como coordenador do Instituto Hexis – Responsável pelo Programa BENE:) Formação Ética e Socioemocional, escritor de material didático. Palestrante em congressos e capacitações, com publicação em livros e periódicos.


Deixe um comentário